quarta-feira, 18 de novembro de 2009


APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PRÁTICA

1 - IDENTIFICAÇÃO:
Colégio Amapaense –C.A
2 - TEMA :
Ferramenta wiki e sua aplicabilidade no uso Disciplina História(piloto
Sub-tema: “Cantinho da História”.
Palavra chave: interação, tecnologia, hipertexto, wiki, educação.
3- Objetivos :
3.1 - GERAL: Criar e desenvolver um ambiente colaborativo que favoreça a aprendizagem significativa, promovendo a participação dinâmica dos professores e alunos nas atividades de História.
3.2 - Específicos:
Oportunizar aos alunos, material didático-pedagógico de apoio na disciplina de História,
Possibilitar a comunicação e interação dos alunos através da ferramenta wiki;
Estimular a criatividade dos alunos em prol de novas descobertas e alternativas inovadoras com a ferramenta wiki;
Disponibilizar em comunidade colaborativa textos através da construção significativa de conhecimentos da disciplina História .
4 - Público envolvidos: Alunos, professores, e Comunidade Escolar;
5 - Abordagem pedagógica :
Para Moran (2005): “Na sociedade da informação, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar; reaprendendo a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social”.
Assim, aluno que aprende por si mesmo, em contato com os objetos disponibilizados no ambiente, realizando as atividades propostas a seu tempo e de seu espaço. Assim, as relações que podem se estabelecer entre todos os participantes evidenciando um processo educacional colaborativo no quais todos se comunicam com todos e podem produzir conhecimentos, como ocorre nas comunidades virtuais colaborativa.
Desta forma, pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular a educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes às tecnologias empregadas.
Considerando que, o professor deve repensar a sala de aula como um espaço que não seja fechado e isolado do mundo e, tais características fundamentam a abordagem que retrata um modo de pensar a respeito da aprendizagem com o uso das TICs para desenvolvimento do processo educacional, com isso, adotou-se o ensino por projetos com a ferramenta wiki como estratégia de ensino para os alunos do Ensino Médio do Colégio Amapaense – C.A, pois visa possibilitar o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem.

- Mídias e tecnologias a serem utilizadas : computador com internet, imagens, vídeos, hipertextos, etc.
- Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas :

1º Momento: O primeiro contato presencial dos alunos no ambiente dar-se-á no LIED/C.A, onde será criado um espaço wiki denominado: “Cantinho da História” com o auxílio do Coordenador do Laboratório de Informática.
Para a construção do conhecimento, os alunos terão o acompanhamento do professor de História e assessoramento do Coordenador LIED.
Será feito o agendamento por turma 1º,2º e 3º ano, no LIED/CA, em diferentes dias para melhor atender e esclarecer dúvidas dos alunos.
2º Momento:
Haverá atendimento aos alunos onde eles irão explorar o ambiente colaborativo wiki, para familiarizar-se e interagir com os demais colegas e professor.
Será marcado com os alunos um momento presencial no LIED/C.A, para a postagem de textos, hipertextos, imagens, ligar contextos, tornar-se leitor, escritor, comunicador no ambiente Wiki, e os alunos terão uma senha, tornando-se membro de um ambiente já criado.
Após será analisado pelo professor de História os textos, imagens, etc, postado pelos alunos no ambiente colaborativo wiki.
- Período de realização :
De 16/11 a 30/11/2009.
AVALIAÇÃO:
a avaliação em um processo que permite compreender o desenvolvimento do aluno e simultaneamente analisar a atividade em realização de modo a identificar avanços e dificuldades a fim de redirecionar ações. Diante da disponibilidade de acesso aos registros das interações e produções, o próprio aluno teve a oportunidade de realizar a auto-regulação da sua aprendizagem.
- Referências bibliográficas :
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82688/biblioteca/atividade_11d/index.html acesso em 30/10/2009.
http://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/ acesso em 11/11/09

Endereço meu blog: http://jucynhaabreu.blogspot.com/

Endereço Espaço wiki: http://jucyabreu.pbworks.com

Nenhum comentário: